Carvalho-de-Monchique (Quercus canariensis Willd.)

quercus-canariensis-e1417607787805.jpg

Árvore semicaducifólia ou marcescente que pode atingir os 30 metros, de copa ampla e largamente ovóide, com folhas de tamanho irregular, entre os 5 e os 20 centímetros de longitude, caracterizadas por possuírem as nervuras secundárias (de 6 a 18) salientes, paralelas e muito rectas, por vezes com pelos, na página inferior, concentrados na zona de ramificação das nervuras secundárias.

É autóctone em Portugal, embora muito rara, limitado à Serra de Monchique (daí o seu nome vernáculo), surgindo em zonas de sobreiral, em encostas húmidas e frescas, por vezes junto a cursos de água. A espécie ocorre também em Espanha, sobretudo na Andaluzia (zona de Gibraltar) e no norte de África (Argélia, Marrocos e Tunísia).

As folhas podem durar mais do que um ciclo anual, não sendo raro, sobretudo em zonas mais húmidas e quentes, que estas não morram durante o inverno. Assim sendo, na primavera, estes carvalhos podem apresentar folhas verdes recentes, folhas secas desde o outono e outras ligeiramente amareladas, como consequência da passagem do inverno.

Uma das curiosidades relacionadas com esta espécie prende-se com o facto do seu epíteto específico (canariensis) poder induzir em falso, uma vez que este carvalho não cresce de forma espontânea nas Canárias. Esta designação teve origem num erro de etiquetagem, ocorrido durante a expedição botânica de Pierre Broussonet, naturalista francês nascido no século XVIII, às Canárias e norte de África.

A família Fagaceae, de média dimensão, é formada por seis géneros e cerca de 600 espécies, na sua maioria com origem nas zonas temperadas do Hemisfério Norte, com excepção do género Nothofagus, exclusivo do Hemisfério Sul. As fagáceas são na sua maioria árvores, de folhas simples e flores unissexuais, que produzem frutos secos encerrados num ouriço (castanheiros e faias) ou com uma cúpula escamosa na base, no caso das bolotas das diferentes espécies de carvalhos.

Carvalho de Monchique

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top