Boletim – novembro 2016

manutenção-carvalho-e1478695831374.png

Passeio de recolha de bolotas

No próximo sábado, 29 de outubro, iremos fazer um passeio com o propósito de recolher bolotas de carvalhos de Monchique, de modo a continuar a produção deste em viveiro, e reconhecer os vários exemplares existentes em Monchique. Depois podemos almoçar juntos num restaurante a combinar.
Ponto de encontro: 10h00, Pé da Cruz, Monchique, no estacionamento do Intermarché. Traga roupa apropriada para uma caminhada curta, luvas e um saco de pano para as bolotas.
Deve-se registar para receber atualizações da última hora tel. 963 559 253 ou email info@anossaterra.org, com nome, nº de telemóvel e endereço de email.

Manutenção das plantações de Carvalho de Monchique

No sábado, 5 de novembro, vamos começar de manhã efetuando uma manutenção às várias plantações de Carvalhos de Monchique – Quercus Canariensis, em Fóia. Traga água e um lanche para partilhar.
Inscrições através do info@anossaterra.org ou telefone 963 559 253. Ponto de encontro: 09h00 Pé da Cruz, Monchique, no estacionamento do Intermarché.

A Nossa Terra celebra 20 anos

Vamos comemorar os 20 anos da 1ª ata da associação no sábado, 5 de novembro, às 14h00.
Após a manutenção às várias plantações de Carvalhos de Monchique, vamos almoçar às 14h00 para celebrar os 20 anos da associação. Será um buffet a 10€ por pessoa.
Inscrições através do info@anossaterra.org ou telefone 963 559 253

Manutenção das plantações de Carvalho de Monchique

No domingo, dia 6 de novembro, continuaremos a manutenção das plantações de Carvalhos de Monchique – Quercus Canariensis, em Fóia. Traga água e um lanche para partilhar.
Inscrições através do info@anossaterra.org ou telefone 963 559 253. Ponto de encontro: 09h00 Pé da Cruz, Monchique, no estacionamento do Intermarché.

Magusto do Grupo de Transição

Para celebrar o São Martinho, o grupo Monchique em Transição irá fazer um magusto, na Quinta do Pomar Grande, do nosso associado João Vila, no domingo, dia 6 de novembro, a partir das 14h00.
Haverá castanhas, vinho biológico e muita boa disposição. Apareça! Ponto de encontro: 14h00 Quinta do Pomar Grande, estrada de Alferce.
Inscrições através do info@anossaterra.org ou telefone 963 559 253.

Semana de Florestar Portugal

O dia 23 de novembro é o Dia da Floresta Autóctone, a semana 19 a 27 de novembro é a semana de Florestar Portugal. Este ano o objetivo é de plantar árvores autóctones e “Árvores Bombeiras” (Vidoeiros, Castanheiros e Carvalhos), árvores que não só resistem ao fogo como também contribuem para travar o avanço das chamas, de forma a limitar, futuramente, o flagelo dos incêndios. Além disto, estas árvores mantêm-se verdes durante o Verão, proporcionando um ambiente relativamente húmido e abrigado, daí arderem com mais dificuldade.
Em Portugal, o Carvalho de Monchique cresce apenas na Serra de Monchique. Os voluntários e os interessados com terreno pronto para plantar podem inscrever-se para as plantações através do info@anossaterra.org.

 

Plantações de Carvalhos de Monchique com o Grupo Flamingo

A Nossa Terra vai ter um programa de plantação de Carvalhos de Monchique – Quercus Canariensis, e outras espécies de árvores bombeiros. As plantações irão ocorrer nos fins de semana de 19, 20 e 26, 27 de novembro.
Traga luvas e roupa de trabalho, (enxada ou picareta se tenha), água e um lanche para partilhar.
Inscrições através do info@anossaterra.org ou telefone 963 559 253. Ponto de encontro: 09h00 Pé da Cruz, Monchique, no estacionamento do Intermarché.

 

Curso de agricultura biológica

A Cooperativa Agrícola está organizando um curso de agricultura biológica, com a CONFAGRI, para qual precisa de 15 participantes. Quem estiver interessado deverá contactar o Américo Telo, do Gabinete Técnico de Apoio à Economia Rural de Monchique, Cooperativa Agrícola, Largo do Pé da Cruz, 8550-328 Monchique. Tel 282 912 424.
Livros Gratuitos – Reutilização
A sede da associação dispõe de uma coleção de livros para serem reutilizados.
Alguns deles irão ser oferecidos a alojamentos locais. Se estiver interessado em partilhar livros em segunda mão com os hospedes no seu estabelecimento. contacte-nos: admin@anossaterra.org. Livros disponíveis em alemão/ Inglês.
Também pode visitar-nos, levar e trocar os livros que quiser e deixar um donativo.

 

Notícias do Grupo de Transição
Para receber notícias do grupo de Transição em Monchique, ou notícias de outros grupos do Algarve, pode registar no grupo do Google Groups “Transition Monchique”.
Existe um link para este grupo na página http://transition.monchique.info/.

 

Outras atividades na região
24 a 29 de outubro – 7º Encontro Regional do Voluntariado Ambiental para a Água.
26 de outubro – PALP & ASMAA na Assembleia da República.
26 de outubro – Vamus, encontro sobre transporte sustentável no Algarve, AMAL, Albufeira.
28 de outubro – Feira de Jardinagem Mediterrâneo. São Brás de Alportel.
28 de outubro – Tavira em Transição filme “This changes everything”.
1 de novembro: Almargem e a Via Algarviana promove um passeio em Marmelete 09h30 e almoço, seguido pelo magusto da Junta da Freguesia.
1 de novembro: Passeios na Serra, promove um passeio em Fóia e almoço, seguido pelo magusto da Junta da Freguesia do Alferce.
4 de novembro – Tavira em Transição filme “Gasland 2”.
5 de novembro – Cabeçaoasis 21h00 concerto com 17 Daze.
11 de novembro – Tavira em Transição filme “Terra”.

Petição a favor da proteção dos carvalhais: https://secure.avaaz.org/po/petition/MINISTRO_DO_AMBIENTE_E_MINISTRO_DA_AGRICULTURA_FLORESTAS_E_DESENV_RURAL_Criacao_de_Legislacao_para_protecao_dos_Carvalha

Petição contra intensificação das estufas:
http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=estufas

Petição sobre incêndios: http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT82630

Errata: no ultimo boletim incluímos um “evento para a clima” em Tavira no 29 de novembro. Foi um engano. Este ano Tavira em Transição tem um outro programa de projeção de filmes e atividades contra a construção na Balsa e a exploração do petróleo no Algarve.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top