Boletim Fevereiro 2016

Assembleia Geral da Nossa Terra – 2016

A associação convida todos os sócios interessados a participar na reunião da assembleia geral, que está prevista para o próximo sábado, dia 20 de fevereiro, às 14h no Óchálá.
A finalidade desta assembleia será discutir e organizar as propostas de atividades que iremos realizar este ano.
NOTA: o Óchálá, irá abrir excecionalmente no dia 20, das 13h até ao fim da reunião.

Mapeamento das invasoras

Após a assembleia geral haverá uma sessão prática de esclarecimento sobre a utilização do aplicativo “Invasoras” para mapeamento das plantas invasoras em Portugal. Esta é a altura do ano mais apropriada para a localização das acácias que estão em flor.

2º Edição do Festival das Camélias em Monchique

A câmara municipal de Monchique organiza o 2º festival das Camélias, que está previsto realizar-se nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro.
Para celebrar a beleza e o significado das camélias em Monchique, o festival lança também um concurso de fotografia recreativa no dia 20.
O regulamento do concurso está disponível no site da câmara municipal: www.cm-monchique.pt.

Participação no Seminário Conflitos de Mineração em Portugal e Brasil, pela Universidade de Coimbra

A associação participou no seminário sobre conflitos causados pelas explorações mineiras existentes em Portugal e no Brasil.
“Este evento procura apresentar os aspetos das lutas das populações afetadas pela mineração em Portugal e no Brasil e as suas diferentes formas de dizer “não” a estes projetos, contribuindo para uma partilha de experiências e construção de conhecimento entre académicos, ativistas, associações e movimentos sociais”
O seminário teve lugar dia 2 de fevereiro no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Concurso “Descobrir os Oceanos”

A “Formato Verde” com o apoio da ALGAR irá promover um concurso nacional – “Descobrir os Oceanos” para todos os alunos do Ensino Básico e Secundário.
O desafio é escrever um argumento criativo e original, com base em pelo menos um dos sete princípios da literacia dos oceanos.
Os quatro melhores argumentos serão ilustrados por artistas nacionais e internacionais e publicados num livro de Banda Desenhada.
Este concurso irá decorrer de 1 de fevereiro a 31 de março de 2016. Para mais informações, consulta a página de facebook www.facebook.com/descobrirosoceanos ou pelo regulamento do concurso www.formatoverde.pt/EEA_Grants/Descobrir_os_oceanos_regulamento.pdf

Programa de Monitorização da Água em Monchique 2015/2016

O ano hidrológico começou no da 1 de outubro de 2015. Uma vez que a maior parte das ribeiras não são permanentes, a campanha de recolha de amostras tem lugar na primavera entre fevereiro e junho
A próxima amostragem será realizada em fevereiro na segunda-feira dia 22, na ribeira de Monchique. Depois as datas marcadas são 20 de março (Ribeira de Monchique, sul), 28 de março (Ribeira das Cercas); 11 de abril (Ribeira de Seixe); 16 de maio (Bacia da Ria do Alvor); 6 de junho (bacia do Rio Arade).
Para participar no programa contacte com a associação.

Registo ONGA

drAviso nº 1012/2016 no Diário da República informa que a associação é de novo reconhecida no registo nacional das organizações não-governamentais.

Sementes de Portugal

Novo catálogo 2016, em português, espanhol, inglês, francês e alemão:

http://tinyurl.com/sementes-PT

Reunião do Grupo de Transição

No próximo domingo, 21 de fevereiro, às 14h00, na Bica-Boa, iremos realizar a nossa reunião mensal do Grupo de Transição de Monchique.

Livros Gratuitos – Reutilização

A sede da associação dispõe de uma série de livros para serem reutilizados.
Visite-nos, leve e troque os livros que quiser e deixe um donativo. Livros disponíveis em Alemão / Inglês / Português.

Notícias do Grupo de Transição

Para receber notícias do grupo de Transição em Monchique, ou notícias de outros grupos do Algarve, pode registar no grupo do Google Groups “Transition Monchique”.

Existe um link para esse grupo na página http://transition.monchique.info/.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top