One thought on “Página da iniciativa de transição – Monchique”

  1. Carla Vale diz:

    Bom dia,
    o meu nome é Carla vale.
    Depois de muito tempo afastada da rede TPP, resolvi regressar…
    Agora, descobri que já temos monchique em Transição. Muito bom, sentem-se os sinais das alternativas !!!
    Realmente, este é o meu caminho, mas não tem sido fácil fazer a mudança !!!
    Sou mãe e esposa e a minha família têm-me ensinado muito … Mas também sou licenciada em Química e lecionei a disciplina de Físico-Química, durante alguns anos. Hoje, sou formadora e mantenho-me ligada, ao ramo da Educação, estando a exercer funções de Explicadora de Matemática e Físico-Química … Sem dúvida, este é o meu destino !!!
    Mas sei que está na hora de mudar, pois o meu esforço não têm sido suficiente. Geralmente, trabalho com alunos que não gostam da escola que temos, nem do Sistema de Ensino. Depois de muitas estratégias, surge o sucesso escolar, mas ficam muitas frustrações !!!
    Resolvi, Parar e Mudar. Quero ser Feliz !!! Mas a minha felicidade, passa pelas crianças e os jovens, não esquecendo os mais velhos…
    Hoje ganhei coragem, para iniciar um novo caminho… Procuro criar um Projeto Prático de Transição: “Dinâmica do Saber”- Rumo à Felicidade. Será um espaço aberto à comunidade onde o lema vai ser:
    •Saber Estar, Saber Fazer e Ser Feliz
    O objetivo principal consiste em desenvolver um Projeto de Transição inspirador, que sirva para mudar mentalidades, reunindo a comunidade escolar e as pessoas locais.
    – Para comunidade escolar pretende ser um enriquecimento para os novos Currículos Flexíveis, pois será um espaço que irá complementar o novo conceito de Educação. “Educar com Coerência e Flexibilidade “.
    – Para a Comunidade Local pretende promover a ideia de transição, ajudando as pessoas a desenvolver novas competências para serem empreendedoras Sociais.
    O ponto de partida deste projeto está apresentado, mas falta o mais importante:
    – Pessoas que queiram juntar-se a esta ideia, enriquece-la e formar uma equipa.
    – Espaço Físico: terreno com água e luz.
    Assim, deixo aqui o desafio, a todos aqueles que estejam interessados em discutir algumas ideias, de forma a criar uma equipa.
    A minha primeira abordagem, está a ser feita através das redes de transição locais, pois julgo ser as pessoas mais motivadas para esta mudança…
    Podem me encontrar na rede TPP ou através do email: carlamarquesvale@gmail.com
    Tenho a certeza que juntos será possível construir uma comunidade melhor.

    Até Breve
    Carla Vale

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Top