Boletim janeiro 2016

Assembleia Geral da Nossa Terra – 2016
A associação convida todos os sócios interessados a participar na reunião da assembleia geral, que está prevista para o sábado dia 20 de fevereiro, às 14h00 no Óchálá, Monchique.
A finalidade desta assembleia será discutir e organizar as propostas de atividades que vamos realizar este ano.

Reunião do Grupo de Transição
No próximo domingo, 24 de janeiro, iremos fazer a primeira reunião do Grupo de Transição do ano.
O local será na Bica Boa, Monchique, às 14h00. Como temas de discussão iremos abordar a Horta Comunitária, o plano anual de atividades para 2016 e fazer uma revisão das atividades do ano 2015.

Conferência Internacional CONSOLFOOD 2016
Nos próximos dias 22 e 23 de janeiro vai realizar-se uma conferência internacional CONSOLFOOD, no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.
Durante a conferência, vários especialistas irão abordar o tema do processo de fabricação e confeção de comida através da energia solar durante seminários, conferências e workshops.
O nosso sócio George Portas irá fazer parte do programa da conferência, ao apresentar o processo de secagem ao sol da spirulina artesanal.
Para mais informação e inscrições na conferência visite http://www.consolfood.org/

Sessão de Esclarecimento Sobre a Exploração de Petróleo e Gás Natural no Algarve
No dia 25 de janeiro recebemos em Monchique uma sessão de esclarecimento sobre a exploração de Petróleo e Gás Natural no concelho de Aljezur, bem como noutras zonas do Algarve, organizada pelo grupo Preservar Aljezur e com o apoio da ASMAA.
Convidamos toda a população a participar nesta sessão, a realizar-se na próxima segunda-feira, 25 de janeiro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal (próxima dos Correios, junta à Galeria de Santo António)
Este evento tem o objetivo de divulgar informações sobre um tema muito sério para o concelho e para o país, que tem sido bastante silenciado pelos meios oficiais de comunicação social.
O governo português concedeu direitos de prospeção, pesquisa, desenvolvimento e produção de hidrocarbonetos (petróleo e gás natural) em terra e no oceano ao largo da costa algarvia, nomeadamente a escassos quilómetros do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina. Para mais informações visite o site
http://www.asmaa-algarve.org/index.php/en/

Participação no Seminário Conflitos de Mineração em Portugal e Brasil, pela Universidade de Coimbra
A associação irá participar num seminário sobre conflitos causados pelas explorações mineiras existentes em Portugal e no Brasil.
“Este evento procura apresentar aspetos das lutas das populações afetadas pela mineração em Portugal e no Brasil e as suas diferentes formas de dizer “não” a estes projetos, contribuindo para uma partilha de experiências e construção de conhecimento entre académicos, ativistas, associações e movimentos sociais.”
O seminário terá lugar no dia 2 de fevereiro no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, entre as 10h30 e as 16h30 e na Cafetaria do Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, entre as 16h30 e as 18h30.
Árvores Monumentais de Monchique no Programa Portugal em Direto, na Antena 1
No passado 12 de janeiro, Stephen Hugman e Rui André foram entrevistados para uma reportagem sobre as árvores monumentais de Portugal, que fez parte do programa de rádio Portugal em Direto, na Antena 1.
Nesta reportagem também entrevistaram a investigadora Raquel Lopes, da Universidade de Aveiro, que pretende criar um roteiro de árvores classificadas na categoria de monumentos nacionais. O objetivo é o de chamar novos públicos e atrair o ecoturismo.
A reportagem está disponível online em: http://tinyurl.com/zye8z82

Certificado de Mérito pela Agência Portuguesa do Ambiente
A Nossa Terra recebeu um certificado de Mérito por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, no passado dia 4 de dezembro, em Faro. O certificado foi recebido pelo reconhecimento do empenho e trabalho de excelência da associação no âmbito do Voluntariado Ambiental para a Água.

Programa de Monitorização da Água em Monchique 2015/2016
O ano hidrológico começou no dia 1 de outubro de 2015. Desde que a maior parte dos ribeiros não são permanentes, a campanha de recolha de amostras tem lugar na primavera entre fevereiro e junho.
Para participar no programa contacte com a associação. A próxima manutenção será realizada em fevereiro, na ribeira de Monchique.

Sementes de Portugal
Novo catálogo 2016: http://tinyurl.com/sementes-PT

Agenda 2016 – Plantas Medicinais e Biodiversidade, de Fernanda Botelho
A associação tem ao seu dispor a venda de exemplares da nova agenda de 2016, da autoria de Fernanda Botelho. Estas agendas têm incluídas informações dedicadas a plantas e agricultura; a mais recente aborda as plantas medicinais e a biodiversidade.
O preço da agenda é de 12,50€. Também temos disponíveis as agendas de 2015 e 2014, por 8€.

Livros Gratuitos – Reutilização
A sede da associação dispõe de uma série de livros para serem reutilizados. Visite-nos, leve e troque os livros que quiser e deixe um donativo. Livros disponíveis em Alemão / Inglês / Português.

Notícias do Grupo de Transição
Para receber notícias do grupo de Transição de Monchique, ou notícias de outros grupos do Algarve, pode registar no grupo do Google Groups “Transition Monchique”. Existe um link para este grupo na página http://transition.monchique.info

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Top